Publicado por: bomportugal | 06/03/2012

Vinhos – Como guardar?

Antes de guardar um vinho deve-se informar sobre o estado em que este deve ser consumido. Há vinhos que nada ganham com o estágio em garrafa, uma vez que se encontram prontos a consumir quando são colocados no mercado, como por exemplo os verdes e os tintos do Alentejo e Ribatejo.

Se pensa constituir uma garrafeira, deve escolher o vinho de acordo com o seu gosto pessoal e deve adaptar o número de garrafas aos seus hábitos de consumo.

A garrafeira deve ser ampla e protegida da luz, bom como das variações de temperatura (deve-se situar entre os 7ºC e os 13ºC). Se existirem demasiadas variações de temperatura, o vinho pode sair pela rolha, o que indica que esta aqueceu ou que secou em demasia.

Outro aspecto a ter em conta é a humidade do ar que deve rondar entre os 60% e os 75%. Caso o local destinado a guardar o vinho seja demasiado húmido pode comprar blocos de cal para absorver a humidade ou um aparelho desumidificador. Na situação inversa, caso necessite de uma maior humidade, o ideal é regar o chão. Para se assegurar dos valores de temperatura e humidade deve adquirir um termómetro e um higrómetro

A garrafeira deve ter uma boa circulação de ar, para que cheiros indesejáveis, como por exemplo o cheiro a mofo, sejam facilmente eliminados.

Assim que colocado na garrafeira, o vinho deve ser movido o menos possível. Deve portanto planificar a organização das garrafas na sua garrafeira. Regra geral, as garrafas são guardadas deitadas. Desta forma o vinho fica em contacto com a rolha, evitando que esta seque e não deixando entrar o ar. As melhores garrafas devem estar perto do solo, uma vez que é a zona mais fresca da garrafeira. As garrafas de vinho do Porto Tawny, Madeira e de outros vinhos generosos devem ser guardadas de pé, uma vez que na sua constituição têm elementos que podem danificar a rolha caso estejam em contacto com ela.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: