Publicado por: bomportugal | 14/03/2012

Como conservar o vinho depois de aberto

O vinho é uma bebida que pode ser conservada durante anos a fio sem perder qualidade e em alguns dos casos tendo inclusive o seu sabor consideravelmente melhorado. No entanto depois e retirada a rolha da garrafa, o declínio é inevitável. O vinho estraga-se em alguns dias. Como conservar uma garrafa aberta que está pela metade?

Vinhos espumantes, champagnes e proseccos

Depois de aberto, quer tenha sido barato ou caro, o vinho espumante não dura nada. Não há forma de o conservar depois de aberto, uma vez que o gás carbónico evapora em algumas horas. O vinho não se estraga de um dia para o outro, mas perde completamente os aromas e o gás.  Nesse sentido, se abrir um champagne ou proseco, beba tudo…

Vinhos brancos

De um modo geral, o vinho branco dura menos que o tinto. Depois de aberto, pode ser guardado de um dia para o outro com poucas percas, desde que em local frio. Quanto mais quente for o local onde está o vinho, mais rapidamente perde os aromas e o vinho oxida.

Vinhos rosé

São mais perecíveis que os brancos. Prefira não guardar, mas se sobrar guarde em local frio.

Vinhos tintos

Existem dois tipos de tintos. Os leves e os encorpados. Os leves suportam até um dia depois de abertos sem perder grande parte das suas propriedades. Os tintos mais intensos, suportam até dois dias, depois disso começam a oxidar.

Late harvest

Os vinhos de colheita tardia podem ser leves e delicados, ou intensos e ácidos, doces e alcoólicos. Os mais leves suportam dois dias depois de abertos e os mais intensos até quatro dias, desde que em local frio.

Vinho do Porto

Segundo a lenda, o vinho do Porto dura meses aberto. No entanto isso é mentira. Não pense que aquela garrafa de vinho do Porto que tem aberta à três meses no armário das bebidas está boa, porque não está. Os portos e vinhos fortificados em geral, depois de abertos podem durar até dez dias. Alguns mais poderosos aguentam até quinze dias sem perdas significativas de qualidade. depois daí começa a oxidação.

Dicas para melhor conservação

  • Vinho armazenado em local frio e escuro, conserva-se melhor que em local quente e luminoso
  • Nunca utilize a rolha que estava no vinho para tapa-lo novamente. Prefira vedantes de metal, que devem estar sempre lavados e inodoros.
  • Como a garrafa ficou sobre a mesa e passou de mão em mão, higienize-a com um pano limpo humedecido em álcool antes de a colocar no frigorífico.
  • Evite guardar a garrafa na porta do frigorífico, uma vez que é a zona de maior impacto e agitando o vinho. Desta forma favorece-se a oxidação.
About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: